O Programa de Pós-Graduação em Cardiologia Senso Estrito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo compreende um conjunto de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas por orientador, que incluem e privilegiam o ensino e a pesquisa, procurando sempre a integração do conhecimento. Deve ser entendida como um sistema de formação intelectual e, ao mesmo tempo, de produção de conhecimento em cada área do saber. Este programa tem como sede o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP. 

Para atingir estes objetivos o programa em Cardiologia recebe como alunos, profissionais titulados médicos e indivíduos de outras formações profissionais, com vínculos ou enviados por instituições universitárias e não universitárias, ligadas ao Sistema de Saúde, ou a centros de pesquisa e ensino e com afinidades à Cardiologia. O recebimento de multiprofissionais é altamente benéfico para o desenvolvimento da pesquisa básica nos projetos de pesquisa do programa.

A apresentação do candidato para a prova de seleção deverá, obrigatoriamente, ser realizada por Docente credenciado como orientador do programa.

Ao término do Curso, após aprovação nas disciplinas,  exame geral de qualificação e na defesa de tese, o aluno receberá o titulo de Doutor em Ciências pelo Programa de Cardiologia da FMUSP.

No Programa a figura do orientador adquire aspectos de extrema importância já que, entre outras, será o responsável:

  1. Pela indicação do aluno;
  2. Pela elaboração do projeto de tese;
  3. Pelo contínuo acompanhamento no desenvolvimento do projeto de tese;
  4. Pelo preparo do aluno para o exame geral de qualificação;
  5. Pela elaboração final da tese de doutoramento, e
  6. Pela publicação da tese sob forma de artigo.

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade de São Paulo (USP) data de 1973, tendo sido um dos primeiros programas do estado de São Paulo reconhecidos pelo Ministério da Educação. O Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da USP tem sua história associada ao pioneirismo da cardiologia brasileira, que na década de 70, ganhou destaque no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), contemporâneo aos avanços em cirurgia cardiovascular e à atenção especializada ao paciente cardiopata. Naquela época, intercâmbios internacionais surgiram entre o HC e grandes centros mundiais, germinava a pesquisa básica e clínica em cardiologia, e nesse contexto, foi construído o Instituto do Coração (InCor), em 1977. O InCor, hoje, um dos 8 institutos do Hospital das Clínicas da FMUSP, é um dos maiores centros cardiológicos do mundo em volume de atendimento, em estrutura de assistência, ensino e pesquisa, com a missão de formar médicos e pesquisadores em cardiologia para atuar em todo o país e além de nossas fronteiras. 
O Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da USP, em seus 47 anos de existência, contou com a atuação de 153 orientadores, e formou 15 Mestres e 792 Doutores. O Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da FMUSP, até o ano de 2013, atendeu de uma maneira focada a demanda da cardiologia nacional, adotando uma estratégia de ampla formação de Doutores, produzindo egressos que assumiram posição de liderança no ensino da cardiologia no país e ao mesmo tempo contribuiu fortemente para o fortalecimento da especialidade em todo o país. Nesse período, o Programa aumentou consideravelmente seu número de orientadores e alunos, visando ampliar sua área de atuação em todo o Brasil, tendo alcançado um número de até 100 teses defendidas em um ano. Em 2013, tendo a instituição compreendido que já havia cumprido papel importante na formação ampla de doutores e na disseminação do conhecimento em nível nacional, foi realizada análise crítica do ensino da pós-graduação em cardiologia no país, e então decidiu-se pela necessidade de reformulação de alguns aspectos do Programa, visando incorporar o conceito da cardiologia translacional na formação de doutores com visão crítica, com produção científica de alto nível com a geração de conceitos de aplicação na sociedade, centrada nos princípios da internacionalização.
A cardiologia avançou imensamente nos últimos quinze anos. Isto deve-se em grande parte à intersecção de grandes áreas do conhecimento – bioquímica, biologia molecular, bioinformática e prevenção além do incontestável crescimento obtido na pesquisa clínica, com a produção do conhecimento prático a partir de estudos randomizados multicêntricos, de forte impacto na sociedade. Assim, a Comisssão Coordenadora do Programa (CCP) de Cardiologia da USP, em 2013, após discussão com o corpo docente e discente, no âmbito da Comissão Geral de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP, revisou seu regulamento, implementou modificações estruturais, empregando os novos conceitos frente à demanda atual de um Programa de excelência internacional. Entre 2011 e 2015, o Programa foi instituição promotora do DINTER InCor Cardiologia – Ceará – que formou 13 doutores nas mais diversas áreas do conhecimento.
Para isto, decidiu-se manter a infra-estrutura do Programa tendo como base o departamento de Cardiopneumologia da FMUSP assim como o núcleo do Programa e a elevada captação de recursos, pontos fortes na avaliação, e ao mesmo tempo, optou-se por reduzir significantemente o número de docentes após revisão do regulamento interno com modernização frente às novas demandas da CAPES, reestruturando linhas de pesquisa e o núcleo das disciplinas. Assim, o Programa estabeleceu novas metas com foco nos seguintes pontos: produção discente, construção do pensamento crítico do pesquisador, binômio docente-discente, internacionalização visando a geração e a disseminação do conhecimento de qualidade para a sociedade, interdisciplinaridade e a busca da geração de conhecimento de qualidade com capacidade de citação. Foi realizado um planejamento estratégico do programa, buscando articulação e linearidade com a instituição além de reformulação das áreas de concentração e linhas de pesquisa de acordo com a missão e modalidade do programa. Também modificamos os processos e avaliações do programa, com foco continuado na formação discente e na formação intelectual.
Foram inseridas novas regras ao regulamento, e o corpo docente passou então a ser submetido regularmente a reenquadramento dentro de novas premissas de capacitação e dedicação ao Programa e à sua qualidade e comprometimento na formação discente além de uma profunda análise de sua produção intelectual. Simultaneamente, foram empregadas medidas de análise de qualidade dos projetos, aos discentes antes da matrícula, como revisão estatística, avaliação do mérito científico e da projeção futura do conhecimento, além de estímulo e fornecimento de estrutura de apoio a revisão de artigos (produtos das teses) para aumentar a possibilidade de publicação em periódicos de alto fator de impacto. A internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia foi ampliada e estimulada em todos os seus aspectos, também fazendo parte de estratégia da Universidade de São Paulo, que nos últimos 5 anos intensificou suas ações visando a internacionalização tanto da graduação quanto da pós-graduação.
Buscamos então a produção de teses de qualidade, implementamos medidas para avaliar o destino e a atuação dos egressos, além de estimularmos o envolvimento dos discentes para uma formação mais ampla em pesquisa.
O fortalecimento do Programa com um corpo docente altamente qualificado voltado à formação do aluno e ao conhecimento gerado resultou em aumento considerável do número de alunos do Programa, do número de teses defendidas além de expressivo aumento na produção científica envolvendo o corpo discente, com publicações em periódicos indexados de alto fator de impacto e com maior número de citações. Como consequência, o programa passou então a permear no caminho da inovação, da alta capacidade intelectual de seus partícipes, o que permitiu gerar impacto social e cultural relevantes.
A CAPES na avaliação quadrienal de 2013-2016, analisando todas as mudanças e empenho de internacionalização do Programa, o avaliou com a nota máxima, 7, dando-lhe o reconhecimento de excelência internacional.
A avaliação quadrienal de 2013-2016 trouxe à nossa Instituição grande responsabilidade e comprometimento para a manutenção da excelência do Programa, com foco na geração de recursos humanos qualificados por meio de ciência de qualidade para a sociedade. A internacionalização é instrumento central para a busca constante da excelência acadêmica. Assim, no novo quadriênio iniciado em 2017, os objetivos principais do programa foram mantidos, tendo como pilar a produção de um discente com elevado padrão de competência científica e técnico-profissional, com pensamento crítico, com envolvimento na sociedade, dentro de um programa pautado na internacionalização, alocado em uma instituição referência estruturada com fortes vínculos, destinada à formação de recursos humanos de qualidade. Para isso, o Programa cada vez mais passou a estimular políticas e ações referentes à internacionalização, buscando parcerias com pesquisadores estrangeiros e com instituições externas, incremento na mobilidade discente e docente, criação de estrutura para o domínio da língua inglesa, com disciplinas ministradas em inglês e atividades diversas na língua inglesa, além da implementação de parcerias com pesquisadores estrangeiros e instituições internacionais para a ampliação do número de dupla titulações e para a produção de ciência de qualidade, disseminada em jornais de alto impacto e com benefícios à população.
O programa em sua essência busca oportunidades contínuas de inserção social e tem como meta a captação multifacetada de recursos adequados para viabilizar a pesquisa. No ano de 2019, houve uma importante criação de colaboração com a Comissão Científica do InCor, o que resultou em maior agilidade em processos regulatórios, maior taxa de sucesso em aquisição de recursos para pós-graduação e em número crescente de atividades multiusuários. Também em 2019, houve a iniciativa do Programa de Cardiologia da FMUSP em iniciar um novo programa Dinter com a Universidade Federal da Paraíba, com recursos obtidos na CAPES. Foram matriculados 16 alunos, sob a supervisão de 11 orientadores do nosso programa, estando as teses em andamento.
Neste quadriênio, passou a ter a maioria das disciplinas na língua inglesa, manteve e incrementou o número de parcerias e convênios internacionais, construiu novas colaborações, primou pela interdisciplinaridade, estimulou o binômio docente-dicente para a produção científica de qualidade além de reforçar o enfoque do programa na formação do aluno.
O Programa teve o seguinte fluxo de discentes:
• em 2017, tinha 126 alunos matriculados em Doutorado, matriculou 38 novos alunos e titulou 26 alunos;
• em 2018, tinha 137 alunos matriculados em Doutorado, matriculou 29 novos alunos e titulou 34 alunos.
• em 2019, tinha 140 alunos matriculados em Doutorado, matriculou 49 novos alunos; destes, 16 são do Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre a Cardiologia e a Universidade Federal da Paraíba e titulou 37 alunos.

Um aspecto a ser ressaltado é o impacto que a pandemia pela COVID-19 teve no ensino, na assistência e na pesquisa no Brasil. Nosso programa fez algumas adaptações para auxiliar a manutenção da produção discente e docente. Dentre elas, citam-se:
• as disciplinas passaram a ser oferecidas totalmente on-line;
• estimulamos o programa a solicitar auxílio e financiamento para pesquisa no enfrentamento do COVID;
• as defesas de tese e qualificações passaram a ser totalmente on-line;
• a secretaria aumentou de maneira significante a interação com alunos e docentes via internet e mídias sociais;
• ampliamos nosso site, com maior destaque à programação científica e produção;
• modificamos a monitorização dos alunos e o acompanhamento da produção;
• seguindo a Comissão Geral de Pós-graduação, alguns alunos tiveram suas teses prorrogadas, desde que justificado e devidamente acompanhadas.

Assim, conseguimos manter a produção do programa e as defesas de teses sem prejuízo, ao mesmo tempo em que o programa se destacou no combate ao COVID.
A professora Ludhmila Hajjar foi uma das vencedoras do Prêmio USP de mulheres na Ciência – destaque 2020, por se destacar na publicação de trabalhos em COVID-19.
O corpo docente também foi bastante ativo no combate à pandemia, com destaque em orientações à população, participação em webinares, seminários, orientações a locais necessitados, e orientação à população. Além disso, destacou-se a produção científica do programa na área COVID-19.

1 Objetivo geral:
O Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo tem como objetivo geral a produção do conhecimento em cardiologia, e destina-se à formação adequada de docentes e pesquisadores, com visão crítica, científica e interdisciplinar da pesquisa, para fazer face às necessidades do desenvolvimento em todos os setores.

2 Objetivos específicos e estratégias:
Os objetivos do Programa refletem os desafios da Medicina e em particular da Medicina Cardiovascular no país e no mundo. Alem das mudanças demográficas, com aumento progressivo da população de idosos, a Medicina Cardiovascular hoje se depara com a necessidade de se tornar antecipativa, por meio do estabelecimento de critérios objetivos para identificar junto à população geral aqueles com maior risco cardiovascular, e ao mesmo tempo aumentar a capacidade de restabelecer a estrutura e a função do órgão acometido por meio de abordagens biológicas e de engenharia sofisticada e criativa. Permeando estes desafios da área do conhecimento, é necessário também aumentar a eficiência dos nossos processos quer seja na integração de informações de pacientes atendidos nas esferas primária, secundária e terciária quer seja no uso amplo de novas tecnologias de apoio diagnostico e terapêutico. Neste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da USP proporciona possibilidades para a geração de conhecimento na área, pautado na internacionalização, na abordagem translacional e na interdisciplinaridade. Estão especificados os objetivos do Programa:

2.1 Geração de conhecimento
Estratégia: o Programa de Cardiologia é responsável pela geração de conhecimento de qualidade, no amplo aspecto da cardiologia translacional, da ciência básica à aplicação na sociedade. A completa infra-estrutura do Programa, a alta qualificação do corpo docente, as ações de internacionalização, o apoio estatístico e metodológico oferecido aos alunos e o foco no binômio aluno-orientador resultam na geração de conhecimento de alta qualidade. Pode-se medir o resultado dessas ações por meio da análise do grande número de publicações de manuscritos em periódicos de alto fator de impacto e pelo depósito de patentes.

2.2 Formação de docentes e pesquisadores com visão científica crítica e ética
Estratégia: a formação nuclear do pesquisador é objetivo do Programa, com atividades que vão desde atuação na graduação, a orientação de alunos de iniciação científica, a geração de uma hipótese, o desenvolvimento de uma pesquisa, a apresentação e a discussão dos dados gerados até o intercâmbio da informação e sua aplicação na sociedade. É central ao Programa que o pesquisador adquira visão crítica a respeito do conhecimento e desenvolva raciocínio científico dentro dos princípios éticos que regem a pesquisa.

2.3 Renovação do corpo docente
Estratégia: o regulamento do Programa impõe análise continuada do corpo docente, pautada no fluxo regular de alunos, na produção científica de alta qualidade, na produção docente-discente e egresso, na geração do conhecimento aplicável, na captação de recursos destinados à pesquisa e nas ações de internacionalização. Na medida em que não há o cumprimento dos quesitos, a renovação do credenciamento do docente não é realizada, ao mesmo tempo em que jovens pesquisadores, em sua maioria egressos, são estimulados a iniciar suas atividades como docente no Programa, mantendo um fluxo adequado de docentes.

2.4 Internacionalização do Programa
Estratégia: ações da Universidade de São Paulo e do nosso Programa impulsionam continuadamente a internacionalização do ensino e da pesquisa. Vários intercâmbios e acordos foram firmados entre o Programa de Cardiologia e importantes Universidades da Europa, dos Estados Unidos, da América do Sul, Ásia e África. A troca continuada de informações entre pesquisadores do Programa e internacionais, o aumento do número de alunos com doutorado-sanduíche, a participação de pesquisadores estrangeiros nas pesquisas e nas publicações, ações de mobilidade discente e docente, a adoção da língua inglesa em várias disciplinas, o aumento do número de publicações em periódicos internacionais de alto fator de impacto são exemplos das ações de internacionalização do nosso Programa.

2.5 Incentivo à inovação e tecnologia
Estratégia: disponibilização de infraestrutura e recursos humanos para o incentivo ao desenvolvimento de tecnologia e inovação em pesquisa. O aumento do número do registro de patentes assim como maior interação das linhas de pesquisa do Programa com a bioinformática, engenharia, biologia molecular e ciência da computação foi resultado do continuado incentivo à inovação.

2.6 Criação de ambiente acadêmico
Estratégia: estímulo à manutenção dentro do Instituto do Coração de um ambiente acadêmico de qualidade que contemple as linhas de pesquisa do Programa. O aluno deve envolver-se na temática ao longo do período da Pós-Graduação, participando ativamente de atividades didáticas, de atividades que envolvam análise crítica de resultados e apresentação dos mesmos, de atividades com alunos de iniciação científica e estagiários dos laboratórios e das unidades de atendimento da instituição, com estímulo à participação do discente em atividades interdisciplinares e em pesquisas multiusuários.

2.7 Estímulo à qualidade do processo ensino-aprendizagem nas disciplinas do Programa
Estratégia: As disciplinas foram reformuladas, de forma a contemplar todas as linhas de pesquisa do Programa além de ter havido incentivo à realização de disciplinas na língua inglesa. Além disso, simultaneamente foi reduzida a carga horária presencial dos alunos e aumentadas as atividades de ensino à distância, de discussões e análise crítica. Algumas disciplinas já estão sendo oferecidas com a participação de professores estrangeiros por videoconferência. Vários alunos do nosso Programa estão inseridos na Disciplina de Telemedicina da USP, com várias atividades on-line e plataforma de ensino à distância como Moodle. O InCor já há alguns anos conta com uma área especial dedicada à Telemedicina, com a realização de cursos de extensão via teleconferência além de fazer parte da Rede Rute de Cardiologia (Rede Universirária de Telemedicina). A telemedicina favorece intercâmbios nacionais e internacionais presentes em nosso Programa. O Programa além de estimular a modernização dos recursos audio-visuais de ensino, foi contemplado com ampla reforma realizada no InCor nas salas de aula, biblioteca e anfiteatro, com a disponibilização de arsenal tecnológico de última geração, incluindo a presença de um telão interativo conectado à internet para interação durante apresentações e troca de informações inter-institucionais. Ao final de cada curso do nosso Programa, foi implementada uma ficha de análise preenchida pelo aluno, com avaliação da estrutura do curso, da carga horária, do conteúdo programático e da qualidade das aulas. Ao final de cada curso, a CCP reúne-se com o docente, analisa as fichas de preenchidas pelo aluno e adota medidas para corrigir as possíveis deficiências e obter melhores resultados.

2.8 Publicação da produção científica em periódicos de alto fator de impacto
Estratégia: desde a análise inicial do projeto do possível aluno realizada antes da matrícula, o Programa emprega uma série de medidas visando o potencial de publicação do conhecimento gerado e sua disseminação na comunidade científica. Antes da submissão do projeto à Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), o Programa envia o mesmo à uma estatística profissional, que analisa mais especificamente a exequibilidade da pesquisa e a seção métodos, fazendo correções e sugestões de melhoria se necessárias. Após esta etapa, o aluno e seu futuro orientador revisam o projeto, o mesmo é reencaminhado à estatística e à CCP, a seguir encaminhado a um relator, membro da CCP ou ad hoc, que estando de acordo com as correções, autorizam a submissão do mesmo ao CEP. Após a matrícula do aluno, no primeiro ano de suas atividades, antes do Exame de Qualificação, o mesmo apresenta seu projeto nos dois semestres nas Disciplinas em língua inglesa Scientic Seminars I e Scientific Seminars II. Durante a realização das disciplinas, o projeto é revisado, assim como seu status, com análise voltada para a publicação. Após o primeiro ano, a CCP acompanha regularmente os alunos e seus projetos a cada 6 meses. Após a etapa de qualificação, o aluno inicia o processo de escrita do manuscrito científico, sendo estimulado desde o início a realizar submissão para periódico do estrato A1. O Programa presta auxílio continuado com a disponibilidade da estatística e da CCP para revisão do manuscrito do aluno. Além disso, os alunos têm o auxílio financeiro do Programa para encaminhar o manuscrito a um serviço de editoração internacional, por exemplo, o American Journal of Experts. Estas iniciativas resultaram em aumento considerável da produção científica dos discentes no último quadriênio, com aumento das publicações em revistas de alto fator de impacto, gerando mais citações.


2.9 Interação com outras Universidades estimulando a formação de docentes para atuar em outras instituições de ensino
Estratégia: o InCor é considerado um dos maiores centros de cardiologia de todo o mundo, e nos últimos anos, vêm intensificando seu papel nuclear de irradiador do conhecimento, formando milhares de médicos e não-médicos para prestar serviço a toda a comunidade. O Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da USP, desde suas atividades pioneiras, merece destaque por produzir docentes e pesquisadores que atuam em todo o país, e atualmente nossos egressos são responsáveis pela abertura de vários programas de pós-graduação em todo o páís. A manutenção dos intercâmbios nacionais é estimulada pela participação ativa dos egressos em atividades comuns entre os Programas. Foi realizado doutorado interinstitucional (DINTER) com as seguintes instituições no período de 2011 a 2015: Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará e Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, com a formação de 13 doutores.
Em 2017, foi feita nova proposta de DINTER com a Universidade Federal da Paraíba, no decorrer de 2018 seguiu toda a tramitação de aprovação dentro da USP e no início do corrente ano obtivemos a aprovação. No DINTER Cardiologia/USP-Paraíba contará com quinze professores/orientadores da Paraíba, dos quais três são egressos do nosso programa. A proposta inicial foi de matricular quinze alunos, mas, com o alto nível dos inscritos foram matriculados 16 alunos, a partir de 04/11/2019. O líder da UFPB é o egresso do nosso programa – Marcelo Dantas Tavares de Melo, que defendeu sua tese em 2018, publicou no European Heart Journal Cardiovascular Imaging, com o titulo Decreased glycolitic metabolism in non-compaction cardiomyopathy by 18F-fluoro-2-deoxyglucolose positron emission tomography: new insights into pathophysiologicla mechanisms and clinical implications. O programa captou da UFPB o valor de R$ 785.000,00 e R$ 299.847,00 da CAPES, Programa DINTER 1212/2019, Processo 23038.007068/2019-14, com vigência de 20/12/19 a 31/12/23, para que o mesmo ocorra pautado na internacionalização e na mobilidade discente e docente com ferramentas de ensino modernas.

2.10 Inserir o conceito da pós-graduação para os alunos da graduação e para os residentes
Estratégia: é fundamental para a manutenção de um Programa de Pós-Graduação a existência de um fluxo adequado de alunos, com novas matrículas e novas titulações na medida em que se produzem os egressos. Nos últimos anos, pressupõe-se que devido a crise econômica que estamos vivendo, de uma maneira geral no país, a procura dos médicos pelos programas de pós-graduação vem se reduzindo. É fundamental que os Programas, dentro das Comissões e com o apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação da Universidade se unam para criar iniciativas para aumentar a atração dos médicos pelo Programa de Pós-Graduação. O Programa de Cardiologia da USP iniciou um ciclo de discussões na Comissão de Residência Médica com o apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação, para inserir o residente na pós-graduação, com estabelecimento de uma carga-horária exclusiva dentro do programa de residência para tais atividades. Os alunos da graduação da FMUSP são estimulados a desenvolver atividades de iniciação científica, e têm créditos concedidos durante sua graduação. Os mesmos são recebidos pelo Programa, e são envolvidos diretamente em um projeto de pesquisa com docente e discente já definidos. Esta atividade é reconhecida como a introdução conceitual da pós-graduação, sendo o aluno estimulado a continuar suas atividades científicas no Programa para sua futura tese.

2.11 Formar um pesquisador no amplo domínio do saber
Estratégia: os alunos devem ser envolvidos em todas as etapas da realização de seu projeto: revisão bibliográfica, desenvolvimento do projeto, desenho estatístico, obtenção de financiamento, cronograma e desenvolvimento. Durante o período do doutorado, o aluno é estimulado a participar de outras atividades científicas, como Congressos Nacionais e Internacionais para apresentação de suas pesquisas, deve manter atividades com alunos de iniciação científica, desenvolver a língua inglesa, publicar derivados de seu projeto original ou de outros desenvolvidos nesse período além de dar aulas e apresentar seminários. O regulamento do Programa estimula tais atividades do corpo discente, com pré-especificação de transferência de créditos de acordo com as tarefas executadas. A qualificação é realizada após metade dos créditos cumpridos, e visa analisar o aluno e seu projeto, especificamente no que se refere aos métodos, cronograma de execução e orientação quanto à publicação. O programa, e posteriormente a Comissão de Pós-Graduação da FMUSP, tornaram obrigatória a apresentação da submissão do trabalho para um periódico de circulação internacional com alto fator de impacto antes da defesa da tese. Após a conclusão do Doutorado, o aluno deve estar preparado para assumir uma posição de Docente e/ou pesquisador em instituição de pesquisa ou ensino, e ser capaz de desenvolver projeto de pesquisa de maneira independente. 

2.12 Aumentar a interação do Programa com a sociedade
Estratégia: a Pós-Graduação deve ser vista como um agente partícipe ativo de mudança social, estimulando o agir e o pensar, ensinando a desenvolver a solidariedade entre docentes e discentes, o que acarretará na melhoria da sociedade. O Programa da Cardiologia da USP busca uma interação ativa do corpo docente e discente com a Universidade e com a sociedade, na troca de informações, na mobilidade de docentes e no envolvimento com os problemas da população, buscando soluções para os mesmos.

2.13 Alterações na forma da realização do Exame de Qualificação
Por orientação da Comissão de Pós-Graduação da FMUSP, o aluno deve apresentar de maneira clara e resumida a finalidade do projeto. Nos métodos tem que ser desenvolvida com o maior detalhamento possível. Devem constar informações sobre o local da pesquisa e aprovação no Comitê de Ética, se pertinente. Caso envolva seres humanos, devem ser descritos os critérios para o número de sujeitos da pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão. É fundamental uma descrição clara e precisa dos métodos incluindo materiais e equipamentos. Os procedimentos estatísticos devem ser citados e referenciados, se pertinente. Os resultados poderão ser apresentados preliminarmente com o objetivo de que se possa ilustrar a apresentação. A discussão não é obrigatório sobre resultados preliminares. Recomenda-se discutir o andamento da pesquisa. Poderão ser emitidos comentários sobre o objeto de pesquisa e dificuldades apresentadas. É parte fundamental da Qualificação a reposta adequada aos questionamentos dos avaliadores.